segunda-feira, 22 de junho de 2009

National Portrait Gallery

Todos os anos a National Portrait Gallery aqui de Londres promove uma exibição, entre outras divulgações, dos principais selecionados + ganhadores do premio BP Portrait Award 2009.
Esse é um premio anual, considerado pela crítica como sendo a mais prestigiada competição de retratos do mundo e que consegue promover o que há de mais contemporâneo na arte de pintar retratos.

Hoje fui lá conferir pessoalmente e, como no ano passado, saí de boca aberta com os resultados de hiper-realismo de muitos retratos. Simplesmente inacreditável e difícil de assimilar que aquelas obras são pintadas e não fotografadas! E o mais incrível é que a maioria dos artistas utiliza só óleo sobre tela.

O mais bacana dessa premiação é que qualquer um pode participar e a idéia é que os retratos sejam de pessoas próximas aos artistas, como amigos e família, o que ajuda ainda mais a dar vida e expressão a cada uma das imagens.

Segue o link aqui pra quem quiser conferir toda a exibição.
Abaixo selecionei alguns dos retratos que eu mais gostei:(Adorei a pose e o adorno rosa.)

(Se percebe que é uma modelo. Retrata muita elegância, com tons frios e um quê de: "será que vai quebrar?")
(Meu segundo preferido! Gente, olha essa expressão! Sem contar a riqueza dos detalhes: dentro do olho dele estava pintado o reflexo do pintor!)(Achei interessante, o único retrato da exposição com alguém de costas. É preciso mostrar o rosto pra mostrar quem você é?)
(Esse ganhou primeiro lugar! É sobre a filha do artista entrando na adolescência. Sem dúvida ganhou pela criatividade e pelo poder dessa obra! Tudo é meio surreal, o céu, a pele perolizada e o olhar agoniante!)


(A foto que apenas um puta fotógrafo faria, mas desenhada no pincel!)
(Esse ficou em segundo lugar. De todas as hiper -realistas essa realmente foi foda de acreditar. Nem de pertinho tu conseguia ver que era pintura, uma loucura! Também o artista ficou quatro anos pintando.)
(Esse é meu preferido. ângulo, cores e esse ar leve e latino de ser me fascinaram!)(Esse foi ganhador do prêmio young. Não gosto tanto, mas vendo de perto é impressionante..a guria tá brilhosa, suada e com a cara da noite de Londres.)

3 comentários:

Garota Enxaqueca disse...

Luana!!!
Tô quase aí, não vejo a hora!!
PRECISO falar contigo pra gente acertar alguns detalhes, mas tem que ser por e-mail ou telefone. Me manda um e-mail, please!!!!
Beijos

Anônimo disse...

Lua:
Já que curtiu isso, dá uma olhada no site de um amigo, o Serge, um belíssimo artista. Tenho certeza que vc vai adorar.
http://www.strosbergserge.com/
beijos
Fabi Londero

Lua disse...

Fabi

muuito bom o trabalho do cara, adorei!! Vou guardar o link ;-)

Saudades muitas de ti
beijos