segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

aves-do-paraíso!

Ontem comecei a ver a série "Planet Earth" da BBC narrado pelo renomado biólogo David Attenborough.
Pra quem ainda não viu, recomendo e muito. Com uma produção milionária, as imagens apresentadas são indescritíveis e a fauna e flora que habita nosso planeta são por vezes surreais. Não vou entrar em detalhes sobre essa série porque ela por si só rende muito assunto. Quero mesmo é mostrar uns bichinhos malucos chamados aves-do-paraíso que vi no episódio "De um Polo a outro".
Dei uma pesquisada rápida e no Wiki diz que a característica mais marcante das aves-do-paraíso é a plumagem exuberante dos machos da maioria das espécies, utilizada como ornamento nos rituais de acasalamento. Na época de reprodução, o macho representa uma série de rituais de exibição, com o objetivo de atrair as fêmeas. Estas danças são muito elaboradas. As plumas das aves-do-paraíso são importantes nas sociedades nativas da Nova Guiné como símbolo de estatuto social.

O mais engraçado é a primeira ave que aparece e que finaliza o vídeo. É um bicho muito estranho, dança com a cabeça e quando ele quer agradar a fêmea virá um assustador dançarino fosforescente de rave. Acho que se eu não tivesse visto esse vídeo e encontrasse um bicho desses "de saia" ia achar que era um ET.
Além dele parecer um ET, tem comida em abundância e canaliza suas preocupações em bobagens. Explicação rápida: Diferente de outras regiões do mundo, na linha do equador a fauna e flora são riquíssimas, pois o sol bate de cima e em abundância. Resultado: com comida em abundância, as aves ficam sem preocupações. Essa ave "de saia", por exemplo, é obcecada por limpeza e passa limpando tudo. Nossa, vi muita semelhança com o animalzinho chamado ser humano. Mas isso é papo pra outra hora.

Enjoy!

7 comentários:

Ramon disse...

Bah, serio. Ta na hora de voces arrumarem uma TV a cabo!

Ramon disse...

To brincando. O passarinho e' massa :)

Lua disse...

huahuahuahuahua! É que a gente é muito tosco Ramon! ;-) E eu já te disse que tu tá sempre na frente, ai não vale-uahuahuahua!

Mas aos poucos as coisas vão acontecendo, Já até conseguimos ligar a TV aberta aqui de casa..

beijos

Ramon disse...

haha! Mas pior que tenho que dar o credito da Sky pro Francisco.

Anônimo disse...

Eu voltei e agora pra ficar.
Vai lá me visitar - http://ticamigranha.blogspot.com
Beijos

Fabiana Reis disse...

O documentarios da BBc sao muito bons mesmo!!!

Anônimo disse...

Em ritmo de carnaval: PAROU POR QUE, POR QUE PAROU?
Atualiza isso aqui, Luana!!!
Beijos