quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Meu avô merece um Blog!

Gente
to pensando seriamente em escrever um blog pro meu avô. Ele é um velhinho amado de 89 anos, com uma lucidez impressionante, uma cultura desumana e uma vontade louca de contar a sua versão da história. Sim, ele viveu intensamente a história que lemos nos livros quando eramos crianças. Pra entender um pouco mais leia um post antigo sobre o assunto aqui. Ocorre que atualmente ele esta praticamente cego e me pego emocionada quando recebo os emails da minha tia com textos que ele gostaria de publicar na internet.
Ele escreve diariamente com uma lupa, numa máquina de escrever.
Juro!! Coisa mais amada do mundo.
Atualmente ele tem escrito uma espécie de livro onde ele conta a versão que ele conhece da história e nao a contada em livros por aí..

Enfim, o que nao sei bem é como fazer isso?! Ele vive na Argentina, mas eh Tcheco. Eu sou Argentina, Brasileira e agora vivo em Londres. Entao, escrevo em espanhol, português ou inglês? uahuhauha Acontece que sou uma Argentina de araque porque nao sei escrever bem em espanhol, em inglês ia ser um diálogo limitado porque tô aprendendo, e em português nao vejo muito sentido. Quem se interessaria por essa história no Brasil?
So, help me please? Alguma sugestã?

obs: tem alguem aí? cadê o povo dessa tenda...;-(
obs2: sei que o post é meio grandinho, mas se você tiver saco vale a pena ler até o fim. ;-)

So pra vcs terem uma idéia do que eu tô falando segue na integra o email que recebi ontem da minha santa tia:

From:
susana kaderabek
Sent:
Wednesday, January 07, 2009 5:08:04 PM
To:
luana kaderabek (luakaderabek@hotmail.com)

Hola Lu, cómo estas???Me imagino que muy bien y muerta de frio.

Te cuento que Papá escribió algo más sobre su padre y me está volviendo loca para que te lo mande, quiere que lo pongas en internet. No sé si se podrá pero te mando lo que te escribió.
Esto es lo que me mandó:

Querida Luana:Te felicito por haber podido poner el nombre de mi padre en el Internet Internacional.Si bien en el libro se habla del episodio de los refugiados en el buque "Cabo de Hornos" sería muy interesante si pudieran completarlo con el contenido que te mando ahora, más completo que el libro y absolutamente auténtico.Hasta ahora no se conoce ningún nombre de los descendientes de los entonces 86 refugiados.Es importante señalar que el único que consiguió un éxito cuando todo parecía perdido fué mi padre.
Muy FELIZ AÑO para ti y Joao de tu abuelo.
---
En 1941 salió de un puerto francés el buque español "Cabo de Hornos" con 86 refugiados judios, eran checoslovacos.He aquí un resumen de lo que pasó, después de 70 años de silencio.

En 1941 salió de un puerto francés el buque español "Cabo de Hornos" con 86 refugiados judios, eran checoslovacos.He aquí un resumen de lo que pasó, después de 70 años de silencio. Ninguno de los refugiados tenía una Visa para algún país. Llegaron a Brasil y se les impidió desembarcar. Siguieron hasta Buenos Aires y, no obstante las innumerables negociaciones que se hicieron el gobierno impidió su desembarco y ordenó que el buque regrese a Europa.
Todos los refugiados declararon que preferían suicidarse porque los esperaba la Gestapo.Con el buque ya en camino, el Ministro de Checoslovaquia en Argentina, Dr. Francisco Kaderabek logró comunicarse con el Presidente Roosvelt.

Le dijo lo que estaba pasando y Roosvelt de entrada le dijo: "Porque me llama a mi?" y entonces el Dr. F. Kaderabek le iunformó que era Masón Grado 33, lo mismo que Roosvelt, por lo tanto hablaban de igual a igual.El tono del Presidente cambió, fué muy amable y le dijo al Dr. F.K. que le iba a solucionar el problema con la ayuda de la Reina Juliana (de Holanda), ésta efectivamente accedió para que desembarquen en Curaçao.
El Presidente Roosvelt le pidió al Dr. F.K. lo siguiente:
1º Que se haga responsable por los 86 refugiados, el Dr. F.K. dijo que si, aunque hacía poco tiempo los alemanes le habían confiscado todos su bienes en Praga
2º Que no se dé la noticia a la prensa el relato de ésta conversación mientras él viva.

Mi padre cumplió y además él tampoco lo daría a conocer mientras viva.
Para poder comunicarse con el Presidente Roosvelt el que lo ayudó fué su amigo Norman Armour, entonces Embajador de los Estados Unidos en Argentina,que ledió un número secreto para llamarlo, con la promesa de no revelarlo a la prensa.Falleció en 1967.

Pasaron 70 años y creo que sería justo conocer que la única persona que salvó a los 86 refugiados fué el Ministro Francisco Kaderabek.

En estos días la más importante de las organizaciones de Israel están tratando de ubicar a algún descendiente de los originales 86 refugiados.

Les mando un beso grande y muchas gracias

Tu abuelo

4 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

nossa... choque!

1 - eu amo argentina! a minha proxima visita ao país quero conhecer seu avô!

2 - me mata de inveja com essa lista de shows msm! =P

bjs

Yan

Gislaine Marques disse...

Lua, acho que estas hstórias de teu avô, merecem mais que a web e sim um livro. Sugiro dois caminhos, montares um blog e ensinares tua tia a postar o que ele escreve e ao mesmo tempo entrarem em contato com editoras de países envolvidos na história para que vejam o conteúdo do blog e analisem se tem interesse em publicar. Há tbm aquelas que se paga para publicar, até sei de uma POa, caso seja interesse de vcs. Bjinho, Gis

Lua disse...

Nossa Yan, qdo fores pra la me avisa. Ia achar massa se tu fosse conhecer o vovo pato!

Gis: valeu as dicas. Na verdade ja publicamos um livro caseiro, mas te confesso que eh um saco todo esse envolvimento.
Nessa nova fase nao sei nem por onde comecar..adoraria pagar pra alguem se envolver com isso e procurar as editoras dos paises envolvidos.
De qualquer forma, ja fiz o livro e agora to criando o blog, o que ja eh um comeco ne! bjs ;-)

sorry a falta de acentos.