sábado, 8 de março de 2008

Pura coincidência?

Homem é tudo igual? Mulher é dissimulada quando lhe convém? Conflitos existenciais? Sacanagem? Traição e ciúmes? Egoísmo? ? ? ? ?

Claro que homem nao é tudo igual (ao menos o meu nao é) e que as coisas nao sao estáticas, mas é impressionante como os mitos gregos da época da renascença estão presentes na nossa formação ocidental, principalmente enquanto arquétipos e estereótipos.
Através de suas imagens mitológicas nos deparamos com situações e arquétipos que se referem à essência do homem e a situações vivenciadas hoje em dia e que ainda tem o mesmo sentido de tempos atrás.

Conhecendo os mitos conseguimos enxergar claramente a origem da traição, os valores atribuídos aos homens e os as mulheres, os deveres de cada um, as contradições do espírito e etc.


Um belo exemplo disso está num clássico da Mitologia, expresso nessa carta dos Enamorados, do tarô mitológico:

“Estamos diante do príncipe troiano Páris, que recebeu de Zeus a incumbência de presidir um concurso de beleza entre três deusas: Hera, Afrodite e Atena (E COMEÇA A VELHA COMPETIÇÃO...).
Quando Páris nasceu, um oráculo previu que o menino seria a ruína do império do pai, o rei Príamo de Tróia. Com medo da profecia, o pai mandou que o menino fosse condenado a morte (EGOÍSMO PEGANDO), abandonado a própria sorte no topo de uma montanha. Por obra do destino, o garoto foi salvo por um pastor generoso que o criou e ensinou-lhe seu ofício (TENHA FÉ!). E assim, Páris cresceu e se criou como pastor de ovelhas. Ao se tornar homem, além de cuidar do deu rebanho, ele passava todo o tempo livre envolvido em façanhas amorosas, pois era muito bonito e sedutor.
Quando surgiu a questão no Monte Olimpo, entre Hera (rainha das deusas), Afrodite (deusa do amor) e Atena (deusa da justiça) para saber quem era a mais bonita, Zeus creditou a Páris, justamente por sua enorme e variada experiência com as mulheres, seria o melhor juiz para o concurso.
Sabiamente Páris recusou o privilégio sabendo muito bem que, qualquer que fosse a sua escolha, restariam sempre as outras duas que jamais o perdoariam. Contudo, Hermes, mensageiro de Zeus, ameaçou-o com a ira de Zeus (CHANTAGEM DA BRABA!!). Em seguida, Páris gentilmente se ofereceu para cortar a maça em três partes, pois jamais poderia escolher uma entre as três belezas esfuziantes. Hermes também não aceitou a proposta do rapaz, e assim as três deusas se colocaram diante dele.

Hera ofereceu-lhe o império do mundo caso a acolhesse. Atena prontificou-se a fazer dele o guerreiro mais valente e mais justo de todos os tempos. E Afrodite, despindo-se de poucas vestes, ofereceu-lhe a taça do amor, prometendo-lhe por esposa a mais linda mulher mortal (CADA UM JOGA COM O QUE TEM! TUDO É UMA TROCA!). O resultado não poderia ter sido outro. Páris, jovem e inexperiente, além de não ter ainda consciência dos valores morais e espirituais, escolheu Afrodite sem a menor hesitação (HOMEM É TUDO IGUAL ATÉ NA MITOLOGIA!!).
Sua recompensa foi a famosa Helena, rainha de Esparta e, para seu azar, esposa de outro homem. Hera e Atena, preteridas e humilhadas, simularam um sorriso (MULHER É DISSIMULADA ATÉ NA MITOLOGIA!!) e declararam que não poderiam força-lo a nenhuma outra decisão senão a que já haviam tomado e partiram unidas, tramando a destruição de Tróia (QUEREMOS VINGANÇA!). Assim, foi deflagrada a famosa Guerra de Tróia, que começou com a fúria do marido enganado de Helena e terminou com a destruição total da cidade e de seus governantes. E mais uma vez o oráculo confirmou suas profecias (E TODOS PAGARAM PELOS ERROS DE ALGUNS POUCOS).”

Acho que lembra um pouco os tempos de hoje, não?

Um comentário:

Anônimo disse...

"cada um joga com o que tem" - somos ensinados a pensar e agir desta forma desde pequenos. Será certo? será errado? Não sei! Mas é a arma que a humanidade sempre usou e que eu uso para coisas simples como conseguir mais tempo na vida de familiares e amigos, na hora de escolher uma roupa ... enfim. Eu sou como as Deusas Gregas, não tenho nada de muito interessante para oferecer mas fico furiosa se não aceitam a minha proposta.
Clarissa